28/02/2011

Carne Vermelha

Posted by Unknown on 14:54 0 comentários

A tão falada carne vermelha, há quem não viva sem e aqueles que a aboliram da sua dieta diária. Entre os extremos, saiba como aproveitar os seu nutrientes.

Não Faz mal à saúde

Há quem diga que a carne vermelha faz mal à saúde, porque toda a carne, principalmente a vermelha, é rica em gordura saturada. Mas só é prejudicial quando ingerida em excesso, como tudo. Acontece que este tipo de gordura pode se acumular nas artérias e desencadear uma arteriosclerose (endurecimento da artéria). Para evitar o problema, opte sempre por cortes magros, como é o caso do filé mignon, lagarto e alcatra. E lembre-se: a recomendação de consumo é três vezes por semana (120 g/dia, o equivalente a um bife médio) e a indicação diária de proteína total (não provinda somente da carne) por pessoa é de 0,8 a 1,1g por quilo de peso. É considerado excesso o consumo de carne duas vezes por dia, cinco vezes por semana.


Possui Aminoácidos Essenciais

A carne vermelha contém todos os aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo corpo e que são responsáveis pela formação das proteínas no organismo. É rica em ferro, minerais que realizam (juntamente com a hemoglobina) o transporte de oxigénio celular. E possui vitamina B12, que actua principalmente nas células do intestino, do tecido nervoso e da medula óssea.

É Forte Aliada na Prevenção da Anemia

Este tipo de carne previne e auxilia no combate a dois tipos de anemia. A primeira é a chamada ferropriva, mais comum e causada pela falta de minerais. O outro tipo é a anemia perniciosa, que surge quando há uma deficiência de vitamina B12.

Não Aumenta as Chances de Doenças Cardiovasculares

Este risco só acontece quando o consumo é exagerado, como disse em cima; dentro do limite não há perigo. As chances de desenvolver doenças cardiovasculares acontecem devido ao alto teor de gorduras saturadas presentes na carne vermelha. Quando ingeridas em excesso entopem as artérias e contribuem para elevar os índices do colesterol mau (LDL). Ainda assim, dietas ricas nestas gorduras causam menos riscos, quando comparadas à alimentação rica em hidratos de carbono presentes por exemplo no pão, massa e doces.

Eleva o Risco de Cancro Quando Consumida em Excesso

Um estudo realizado pela American Cancer Society com quase 150 mil norte-americanos (entre 50 e 74 anos de idade) demonstrou que aqueles que ingeriram mais carne vermelha e derivados (presunto, salame, mortadela e linguiça, por exemplo) por dez anos tiveram um aumento de 30% no risco de desenvolver cancro do cólon e 40% de cancro rectal comparados aos que consumiram menos. Acontece que o consumo excessivo de carne produz sulfureto, uma substância que reduz a acção das bactérias benéficas à saúde encontradas no intestino grosso. É por essa razão que tumores se concentram mais nesses locais.

Quem Não Come Carne Não é Necessariamente Mais Saudável

A carne vermelha é rico em muitos nutrientes, como a vitamina B12 e ferro. A primeira está presente exclusivamente nos produtos de origem animal. Portanto, vegetarianos que não ingerem nenhum tipo de carne podem ter défice dessa substância. Sem falar da anemia, uma deficiência nutricional muito comum e que pode ser evitada com boas doses de ferro, encontradas na carne vermelha.


0 Responses so far:

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...