14/02/2011

Programas gratuitos e seguros

Posted by Unknown on 11:32 0 comentários

Na Internet encontra programas gratuitos para todo o tipo de tarefas. Navegue com as nossas coordenadas para descarregá-los em segurança. 


Cada operação no seu computador é desenvolvida através de um programa à medida, desde utilitários de gestão e manutenção, aplicações de escritório, a visualização, leitura e edição de fotos, música e vídeos. As aplicações de marcas como a Microsoft ou a Adobe são, por vezes, muito caras. Não vale a pena tentar obtê-las na Internet sem pagar. Além de infringir a lei, arrisca-se a infetar o computador com vírus ou software malicioso (malware).

Na Internet há múltiplas alternativas gratuitas e seguras para executar os diferentes tipos de tarefas com eficácia e qualidade.

Mas cuidado máximo: alguns programas são gratuitos apenas para uso privado.

Navegação protegida
Ao usar a Internet, está sujeito a vírus, invasão de privacidade e burla. Os antivírus ou anti-malware ajudam a combater estes perigos. Mas para manter o controlo da sua máquina e proteger os dados pessoais, como senhas de acesso ao serviço bancário online ou do cartão de crédito, precisa ainda de uma firewall.

Os antivírus e as firewall são programas complementares e podem ser comprados em pacote. Incluem funções como controlo parental e anti-spam.

A licença de um ano para um só computador custa várias dezenas de euros. Como a maioria dos routers inclui firewall, se já utilizar um router para aceder à Net, basta instalar um bom antivírus e mantê-lo atualizado. Encontra alguns gratuitos na Internet, mas nem todos garantem uma proteção eficaz.

Programas de uso livre
O software gratuito existe em diferentes formas e por diversos motivos. Há aplicações concebidas pela comunidade open source e lançadas de acordo com as regras da chamada licença pública geral (GPL). Noutros casos, os produtos foram desenvolvidos por amadores, que só desejam reconhecimento público pelo seu trabalho. Também há programas gratuitos fornecidos por empresas.

Para evitar despesas inúteis e pesquisas fastidiosas, preparámos esta lista com as aplicações mais adequadas para vários tipos de tarefa. Pode descarregá-las quando quiser.

Todas são gratuitas e há ainda muitas outras opções, como o Glary Utilities, Speccy, BS.Player, Irfan View e Xn View. A maioria contempla versões para sistemas operativos Windows, Mac e Linux, algumas só para o primeiro.

À mão e sem pesar no disco
A utilizar o sistema operativo Windows, Linux e Mac OS X, em inglês e português, o PortableApps é uma coletânea de versões reduzidas dos programas livres e gratuitos mais comuns.

Após descarregar o PortableApps.com 1.6.1, pode transportar, por exemplo, o seu software preferido numa simples pendisk, personalizada com as suas configurações, mensagens de correio eletrónico e endereços na Net.

O Portable Apps pode também ser instalado num cartão de memória, leitor de MP3 ou disco rígido portátil. É possível usar o programa em qualquer computador com o Windows, mesmo numa versão anterior ao XP.

Esta aplicação é gratuita e, sobretudo, prática para quem privilegia a mobilidade no trabalho ou estudos e utiliza computadores alheios. Não deixa rasto de informações pessoais nos PC onde é aplicada, pois tudo é gravado no dispositivo de armazenamento portátil.

O PortableApps está disponível em três versões: Platform Only, Suite Light e Suite Standard. A diferença reside no número de aplicações e no espaço necessário para a instalação. Depois da instalação inicial, pode adicionar ou remover aplicações em qualquer momento.

Os melhores truques para download
Recomendamos uma utilização mais segura em 3 passos.
  1. Escolha a instalação do programa adequada ao sistema operativo do computador. Leia as instruções, para evitar instalar, além de software gratuito, aplicações de apoio (como uma barra de ferramentas) que sobrecarregam a máquina.
  2. Concentração máxima: os sítios que disponibilizam programas gratuitos estão recheados de botões de download de outros programas na página. Escolha apenas os necessários.
  3. Faça download através de sítios de confiança, como o do fabricante ou de sítios reconhecidos que agrupam várias aplicações para descarregar. Para descobrir problemas comuns ou comentários úteis, digite no Google o nome do software. 
Nunca dê o número de telemóvel. Alguns sítios obrigam a subscrever um serviço pago para descarregar programas gratuitos.


Utilitários
Programas que simplificam o trabalho num computador.

COBIAN BACKUP 10
www.cobiansoft.com
Sistema operativo: Windows.
Idioma: inglês e português.
Permite agendar e realizar cópias de segurança automáticas dos ficheiros e pastas.
Transfere os dados do local original para uma pendisk, disco rígido externo ou para outro computador ou dispositivo ligado à rede local.
Os dados são transferidos no estado original dentro das pastas ou comprimidos.
Captura de ecrã
Este software é útil para os utilizadores de PC. Os computadores com Mac OS X já integram esta função de série. No Windows 7, a funcionalidade, designada Snipping Tool, é incluída de origem.

SCREEN HUNTER 5.1
www.wisdom-soft.com/products/screenhunter.htm
Sistema operativo: Windows.
Idioma: inglês.
Consegue “fotografar” o ecrã inteiro, uma zona precisa do ecrã ou a janela ativa. Depois, pode conservar a imagem. Esta versão gratuita não funciona com ecrã duplo.

PRTSCR 1.5
www.fiastarta.com/PrtScr
Sistema operativo: Windows.
Idioma: inglês.
Pode ajudá-lo se trabalhar com vários ecrãs ou quiser selecionar uma forma específica. Permite marcar certos elementos. A seguir, pode guardar essa seleção, imprimi-la ou enviá-la por e-mail.
Aplicações multimédia
Nos Mac, os programas iLife e Preview são incluídos de origem e lidam bem com ficheiros musicais, vídeos e fotografias. Os utilizadores de PC também dispõem de alguns programas gratuitos eficazes.

VLC MEDIA PLAYER 1.1.0
www.videolan.org/vlc
Sistema operativo: Windows, Mac OS X e Linux.
Idioma: inglês e português.
Este leitor multimédia permite visionar vídeos de quase todos os formatos, mesmo em HD, e consegue ler uma grande variedade de ficheiros áudio.

GIMP 2.6.11
www.gimp.org
Sistema operativo: Windows (XP Service Pack 2 ou superior), Mac OS X, Linux.
Idioma: inglês.
Nalguns pontos, o Gimp é comparável ao Photoshop Elements, a versão reduzida do Adobe Photoshop. Distingue-se por não ser compatível com o formato bitmap. E não permite trabalhar em 3D, nem em vídeos ou em animações.

SPECCY 1.07
www.piriform.com/speccy
Sistema operativo: Windows.
Idioma: inglês e português.
Esqueça as janelas de configuração do Windows. Um clique é suficiente para obter as especificações da memória RAM, da placa-mãe, do processador ou do sistema.

ERASER 6.0.8
http://eraser.heidi.ie
Sistema operativo: Windows.
Idioma: inglês.
Este software “esmaga” várias vezes o ficheiro a apagar para o tornar ilegível e eliminar o menor rasto de existência. É prático para “limpar” tudo. Os computadores Apple já incluem esta função.

FREE STUDIO 5.0
www.dvdvideosoft.com
Sistema operativo: Windows (XP, Vista, 7).
Idioma: inglês e português.
Funciona como um autêntico míni estúdio de montagem musical e de vídeo no computador.
Combina todos os softwares gratuitos necessários para criar um DVD, vídeos e faixas musicais, bem como para os converter em diversos formatos compatíveis com iPod e outros leitores de áudio portáteis. Também permite extrair a banda sonora de um vídeo e convertê-la para MP3.

CCLEANER 3.02
www.piriform.com/ccleaner
Sistema operativo: Windows.
Idioma: inglês e português.
Elimina ficheiros não usados, o histórico de pesquisas na Internet e ficheiros temporários. Liberta espaço no disco rígido e o Windows funciona mais depressa. Inconveniente: pode afetar profundamente o computador. Se não estiver muito seguro, evite usá-lo.

PICASA 3.8
http://picasa.google.com
Sistema operativo: Windows (XP, Vista e 7), Mac OS X e Linux.
Idioma: inglês e português.
É a ferramenta ideal para visionar e classificar as fotografias. Inclui algumas funções mais úteis, como o reconhecimento de rostos ou a georreferenciação das fotos, que permite etiquetar as imagens e efetuar pesquisas com base no local onde as fotografias foram captadas.

RECUVA 1.39
www.piriform.com/recuva
Sistema operativo: Windows.
Idioma: inglês e português do Brasil.
Se apagou um ou vários ficheiros do disco rígido ou de uma pen USB, o Recuva encarrega-se de os recuperar, mesmo depois de uma formatação. Mas quanto menos tiver mexido no computador depois do incidente, maiores as hipóteses de sucesso.

WINA MP STANDARD 5.6
www.winamp.com
Sistema operativo: Windows e Linux.
Idioma: inglês e português do Brasil.
Lê um conjunto muito grande de formatos de áudio. A audição das playlists é agradável: as faixas de música nos formatos MP3 ou AAC encadeiam-se sem pausa. Permite ainda gravar ficheiros MP3 em CD.


Aplicações de escritório
Experimente uma alternativa gratuita à suite Office da Microsoft.

OPEN OFFICE.ORG 3.2
http://pt.openoffice.org
Sistema operativo: Windows, Linux e Mac OS X.
Idioma: inglês e português.
Funciona como um clone gratuito do Microsoft Office e corresponde às necessidades da maioria dos utilizadores. Os documentos criados são compatíveis com as aplicações de escritório mais usadas. O OpenOffice lê os documentos dos programas de escritório mais comuns.

PDF CREATOR 1.1
http://pdfforge.org
Sistema operativo: Windows Vista e 7.
Idioma: inglês e português.
Prático para criar ficheiros PDF pouco pesados dos seus documentos e das suas fotografias. Depois de instalar o programa, vai encontrá-lo na lista das impressoras. Carregue em imprimir, selecione o programa e espere pela criação do documento. A seguir, pode gravá-lo, enviar por e-mail ou imprimir.
Dicas para instalar o essencial na sua pen
Para transportar os programas preferidos, use apenas uma pen USB.
  • Se já tem um dispositivo e o vai usar só para programas portáteis, formate-o. Clique sobre o ícone da pendisk com o botão direito do rato. Escolha “Formatar”: elimina vírus e ficheiros indesejáveis.
  • Aceda a www.portableapps.com e descarregue o ficheiro de instalação da versão pretendida. A “Platform Only” (2 MB) prepara a pen, mas não instala programas. A “Suite Light” (150 MB) inclui várias aplicações e a “Suite Standard” (400 MB) as aplicações fornecidas pela “Light” e o OpenOffice na versão portátil.
  • Insira a pendisk, execute o ficheiro de instalação e selecione a diretoria da pen como local de instalação.
  • Para adicionar novos programas, descarregue-os, insira a pen e escolha “Opções” no menu e “Instalar”.
  • A falta de plugins para o Firefox pode criar problemas se navegar num computador público. Se estiverem instalados no disco, a versão portátil do Firefox utiliza-os de forma automática. Mas o melhor é ter tudo o que precisa na pen. O mais simples é copiar a partir da versão do Firefox do computador. Antes inicie o Firefox, pelo menos, uma vez. 
Insira a pen, escolha "Opções" e "Instalar nova aplicação".







0 Responses so far:

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...