04/03/2011

Prestação da casa: prepare-se para pagar mais 15%

Posted by Unknown on 20:58 0 comentários

Futuros das Euribor dispararam com o anúncio de que o BCE deverá subir os juros já em Abril.

O que os portugueses há muito temiam está a chegar. As taxas de juro vão recomeçam a subir e, em breve, as prestações do crédito à habitação vão pesar mais no orçamento mensal das famílias. Até ao final do ano, o valor pode crescer 14,9%.

O Banco Central Europeu (BCE) anunciou ontem que a primeira subida da taxa de referência para a Zona Euro, que está no mínimo histórico de 1% há quase dois anos, pode chegar já em Abril, muito mais cedo do que se esperava (os economistas acreditavam que as taxas só aumentariam mais perto do fim do ano).

O aviso foi levado a sério pelos analistas que antevêem já outras subidas este ano, e também pelos mercados: os futuros das taxas Euribor, a que são indexados os contratos de crédito, dispararam imediatamente, incorporando essa expectativa do aumento no preço do dinheiro.

Os futuros da taxa a três meses colocam-na agora nos 2,15% em Dezembro, bem acima dos 1,087% em que se fixaram no passado mês de Fevereiro.

A Agência Financeira tomou como exemplo uma família com um empréstimo de 150 mil euros a 30 anos com um spread de 1%. Se esse crédito estiver indexado à taxa a três meses, e tiver sido revisto em Março, com base na média de Fevereiro, esta família pagará em Abril uma prestação de 560,98 euros.

No entanto, se tivermos em conta a subida das taxas prevista, no início do ano que vem, a mesma família pagará já 644,61 euros, ou seja, mais 14,9%.

O BCE diz que esta não será a primeira de uma série de subidas, como aconteceu a partir do final de 2005, mas os analistas não acreditam que o banco central se fique por um aumento de 25 pontos base em Abril. O Barclays Capital, por exemplo, estima que haverá pelo menos uma segunda subida este ano, poucos meses depois da primeira, e diz que os governadores da entidade monetária não deverão ficar satisfeitos até que a taxa de referência atinja os 2%, ou seja, o dobro do valor actual.

Se assim for, os portugueses podem contar com novas subidas das prestações durante o resto do ano e 2012, ainda que desta vez, os aumentos sejam mais espaçados. 


0 Responses so far:

Leave a Reply

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...